13 de março de 2015

“Para, tá feio.”

“Para, tá feio.” 
[minha opinião]
 Tive que colocar esse título porque sugere exatamente o que eu sinto quando alguns blogueiros aparecem no meu inbox para me pedir parceria, pedindo para eu enviar meu livro para resenha.  
Não que eu tenha algo contra o blogueiro em si. Nada disso. Amo fechar parcerias e estou sempre aberta a elas. Mas o problema, está no modo como o blogueiro pede.

Se você quer mesmo não apenas porque quer “somar mais um livro na sua estante,” você provavelmente está ok com ler em pdf.  

Claro, não estou desmerecendo os blogueiros que não aceitam porque não conseguem, e porque tem dor de cabeça lendo no computador, até porque, até eu mesma tenho. Mas se for esse o caso, muitos autores têm outra opção: a de dar desconto nos livros vendidos para parceiros.

Já recebi mensagem me pedindo 3 livros. Um para cada autor do blog. Cara, não precisa de tudo isso. E mesmo que precisasse, você não pode chegar no inbox de um autor e pedir livros de graça porque isso tem um custo para o autor.

Imagina se o autor(a) enviar o livro para todos que pedem? Impossível, amigo. E se for, no mínimo, o cara é rico... Ou burro. 

Já enviei muitos livros em pdf para blogueiros parceiros, e metade deles não me retornaram com a resenha e simplesmente sumiram. Agora, imagino eu, se tivesse dado o livro físico! Provavelmente socaria minha cara na parede...

E então, se você que está lendo isso e é um blogueiro que pede livros apenas somar nos seus e não porque gosta, por favor, pare agora, porque tá feio.


Comente pelo Facebook

10 comentários:

  1. Ótima matéria! Não dá mesmo para ficarmos dando livros assim, pois como todo trabalho, o livro levou tempo e dinheiro pra ser feito para simplesmente sairmos doando assim, mesmo que seja para divulgação do mesmo. Se nem as editoras fazem isso (elas só mandam para blogs pré selecionados que realmente resenham e tal) quem dirá nós que não temos uma estrutura editoral do tamanho deles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Jeferson! :D Eu pelo menos, não tenho tempo, quem dirá estrutura para enviar livros um por um pelo correio e ainda mais, o dinheiro para isso.
      Obrigada pelo comentário,
      abraços,
      Flávia.

      Excluir
  2. Adorei, concordo com você em TUDO*-*

    http://geekcorderosa.blogspot.com.br/2015/03/lancamentos-da-darkside.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Bruna,
      abs,
      Flávia.

      Excluir
  3. Tenho dois autores parceiros no blog e ambos enviaram um exemplar de seus respectivos livros. No entanto, antes de fechar a parceria, tive o cuidado de ler as resenhas que já haviam, ver a sinopse do livro, até para saber se eu realmente estava pronta para embarcar nessa responsabilidade. Sinceramente, não esperava que os dois fossem me enviar seus livros e, confesso que me senti entusiasmada. Mas, ao mesmo tempo, também me senti apreensiva.

    Apreensiva porque sei que por parte do autor, é difícil bancar uma parceria nesse estilo. E, se você realmente se compromete a ser parceiro, um blogueiro sério, também assume a responsabilidade quando um autor tem todo o trabalho - e custo - para enviar livros para seus parceiros. Responsabilidade de fazer uma boa resenha, de divulgar, de dar um retorno, como bons parceiros devem ser.

    Te confesso que estou contente com essas parcerias. Se eu quero mais? Claro, mas não agora. Agora eu não dou conta. Estou rebolando para não deixar os textos da faculdade para trás, então não posso querer abraçar o mundo e entendo isso.

    E por isso concordo com você. Adoraria receber livros em pdf para ler, porque embora não seja minha plataforma preferida, chega uma hora em que a gente se acostuma e se rende: é livro da faculdade que só tem em pdf, é a facilidade de baixar, é a estante ficando lotada. Enfim, o mundo, a rotina, as tendências levam a essa modalidade, então acho que quem realmente quer ser parceiro, quer ajudar, quer divulgar algo que acha bom com os outros, não deveria fazer exigências desse porte (que é o caso do livro físico).

    Parabéns pelo desabafo. Mais blogueiros literários precisam ler.

    Andressa Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário Andressa.
      Fico feliz que tenha entendido minha crítica e concordado com ela :D
      Abraços,
      Flávia.

      Excluir
  4. Oi Flávia, tudo bem? Acho que até já sei quem pediu 3 livros, hahha. Recebi uma proposta assim. Mas no meu caso, me pediram 4. Um para sorteio. Tem noção??? Quase caí pra trás. Aí eu, super educada, querida e atenciosa, disse que infelizmente não era possível. Que estava fora das minhas condições :(
    Eu tenho alguns parceiros e tudo mais, mas terei que dar uma mexida, pois já tive alguns problemas com alguns. Dei livro para sorteio (sorteio nunca foi feito). pedi pra fazer divulgação (nunca fizeram). Pô, fica difícil né? E eu dou livros (ou dava, que é a minha situação real). E também sou blogueira, recebo livros (mas leio PDFs , só que já aviso que não há data, pois leio muito devagar e tenho fortes dores de cabeça). Mas é complicado mesmo. Esse ramo é difícil. É difícil para o blogueiro e para o autor. E quando o blogueiro nem sabe o nome do seu livro??? Cruzes, onde você pegou meu contato ô criatura, kkkk
    Adorei a discussão. Super válida. um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey Gi,
      Sorteio nunca feito é tenso né? Tu disponibiliza tempo pra enviar o livro e o próprio exemplar e tem gente que ainda faz essa sacanagem. No momento, só dou PDF mesmo.. Livro físico nem pra sorteio. Sorteio só se for no meu blog.
      Ah kkkkkkkk tem essas! Já recebi uma mensagem me pedindo parceria mas a pessoa nem se quer sabia sobre o gênero que eu escrevia, quem dirá saber sobre o título do meu livro.

      Obrigada pelo seu comentário.
      Abs,
      Flávia D.

      Excluir
  5. Concordo, acho bem feio fazer isso, além do mais tem gente que cria blog esperando exclusivamente pelas cortesias, ser blogueiro vai além disso, melhorem.
    http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hei Jonatan, e o pior que o mundo está cheio dessa gente querendo fazer blogs apenas por causa das cortesias...
      Obrigada pelo comentário,
      Abs,
      Flávia

      Excluir