27 de abril de 2015

Emprestando livros

  Há um tempo queria escrever um post sobre isso e hoje surgiu a oportunidade.  Há tipos e tipos de leitores. Aqueles que não se importam de emprestar o livro e até gostam porque é uma forma de incentivar aquele amigo que não tem o hábito de ler. E tem os outros que não gostam de emprestar por medo de sujar.

 Já tive uma experiência horrível de emprestar meu livro para uma amiga e ele voltar manchado (até hoje não descobri que mancha era aquela, e isso já faz 3 anos, hahaha), e fiquei tão bolada que até perdi um pouco da vontade de ler, sendo que eu quando emprestei, ainda não tinha terminado a leitura.


Tem uma solução para isso? Para leitores que querem emprestar livros, mas mesmo assim, tem medo de tê-los na mão sujo e manchados?  Talvez.




Se o seu amigo que está emprestando o livro for um leitor, faça uma troca: enquanto ele lê um livro que você emprestou, você lê um dele. E se ele voltar com o seu sujo, não digo que você deve fazer o mesmo, mas pelo menos, não devolva até o amigo te comprar outro, porque é o que eu acho justo. 

Emprestou limpo? Tem de voltar limpo. Até porque, a pessoa já deveria saber que quando pega algo emprestado de alguém ela tem que cuidar. Isso é tipo lei. Quem não sabe disso? Infelizmente, alguns humanos por aí.

Se a solução que eu dei acima não ajudar porque o colega não tem nenhum livro pra te emprestar de volta como uma “garantia”? implore. Escreva na testa, ou deixe um bilhetinho bem simples em um papel na capa do livro em letras grandes: “SUJOU|ESTRAGOU|DANIFICOU O LIVRO? VOCÊ ARRUMA.”

Pratico, não? Não.

Mas infelizmente, ainda somos obrigados a tomar atitudes como essas porque ainda existem pessoas que pegam as coisas emprestadas uma das outras e não devolvem do jeito que pegaram, e ainda, tem pior: Aquele tipo de gente que pega o livro emprestado e não devolve, tipo, nunca mais.

Enfim, acho que por hoje é só isso o que posto aqui no blog. Aquela situação que citei no post da garota ter me devolvido o livro com uma mancha esquisita na primeira página aconteceu comigo, e com você? Já aconteceu algo assim? Me conte nos comentários.


Quarta-feira acho que volto com post novo, mas pra contar um pouco do show do Ed Sheeran que vou amanhã \o 
Comente pelo Facebook

16 comentários:

  1. Nossa, já passei por isso foi horrivel hahaha ja estive dos dois lados, o de receber um livro sujo e o lado que manchei uma vez um... Comprei outro mesmo ela dizendo que nao precisava! Eu me sentiria mal sabe, se nao comprasse outro!
    Gostei do post!
    Abraços
    www.palavrasefogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha hei Marcio, entendo, mas eu só estive de um lado.. hahahahaha o de emprestar um livro e receber sujo, mas dou graças por ter sido só uma vez :V
      Abraços,
      Flávia

      Excluir
  2. Emprestar livros é um assunto espinhoso! Há alguns meses, estava lendo um que minha amiga emprestou quando saiu uma página na minha mão! Fiquei desesperada e comprei outro. Ela disse que não precisava, mas insisti com ela.
    Nos tempos da escola costumava ter meus livros de volta manchados - isto é, quando devolviam! Era muita imaturidade :(
    Ótimo texto, beijo!

    http://diarioquaseescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey Lê. Como assim a página saiu da sua mão? :o
      Eu também teria comprado outro hahaha.
      Muito obrigada ^-^
      Abraços,
      Flávia.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?
    Também fiz um post desse tipo por esses dias (http://www.umaleituraamais.com.br/2015/04/desapegadesapegasobre-emprestar-livros.html....é muito complicado, cada um tem suas manias com seus livros.
    Tem uns que até empresto, outros não empresto nunca e depende muito da pessoa, pq tem um pessoal que parece que só te pede o livro pra estragar. Se sei que vou m estressar nem empresto!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, comigo também é assim, apesar de eu ainda ficar com um pé atrás por causa da menina que me devolveu manchado :s
      Abraços
      Flávia

      Excluir
  4. Sinto uma enorme dor no coração ao emprestar. Meus livros são como bebês, cuido deles tão bem... acho que o mínimo que quem pede-os emprestado deve fazer, é cuidar tão bem quanto eu. Já tive algumas decepções com uma amiga que pediu meu livro favorito e devolveu um pouco sujo e com orelhas por ter guardado na mochila. Fiquei com vergonha de falar qualquer coisa, e mais, com receio de emprestar outro.

    www.bonitapordentro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ^_^ o minimo que a pessoa deve fazer quando pega algo emprestado, é cuidar tão bem quanto o dono.hahaha, se não mais.
      Quando aconteceu comigo também fiquei com vergonha de falar, apesar de ter passado muito nervoso com aquela mancha. hahahahha
      Abraços,
      Flávia

      Excluir
  5. Eu vivo emprestando livros para meus amigos. Eles sabem que sou extremamente cuidadosa e a maioria é do meio acadêmico, então o compromisso vale muito, além da amizade. Sempre entregam do jeito que emprestei e ainda dou uma data de devolução, assim eles focam na leitura e no comprometimento comigo.

    Só tive uma experiência ruim onde meu livro venho rasgado. Eu comprei outro e terminei a amizade. Fui simples e radical. Não sou obrigada a ser "babá" dos outros. Todos sabemos do cuidado que temos que ter com algo que não é nosso.

    Gostei muito do seu texto.

    http://poesiaqueencantavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joanice,
      E eu não sei nem como essas pessoas conseguem devolver o livro rasgado D: se fosse comigo, e eu tivesse rasgado sem querer, eu imediatamente compraria outro.
      Muito obrigada pelo comentário,
      Abraços,
      Flávia Duduch,

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Já aconteceu dos meus livros voltarem amassados (e justo um favorito), mas eles nunca voltaram sujos (ainda bem). Só empresto livros para os melhores amigos e eles sabem como eu sou chata na hora de cuidar de livros, por isso eles tomam bastante cuidado!
    Gosto de emprestar livros pois gosto de ver as pessoas lendo, essa é uma forma de incentivar a leitura!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samantha
      Sim, realmente, emprestar livros é uma boa forma de incentivar a leitura, mas as vezes também dá dor de cabeça quando você recebe o livro amassado|rasgado|danificado de volta.
      Abraços,
      Flávia.

      Excluir
  7. AI, MEU SENHOR.
    Isso me lembra que, ano passado, eu emprestei Em Chamas pra uma amiga e ele voltou HORRÍVEL. Todo amassado e meio sujo. Que dor no meu coração quando o vi! </3 Quando a mandei comprar outro!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Nina,
      Quando ela me devolveu eu deixei por isso mesmo. Fiquei com vergonha de falar, mas também fiquei com o livro sujo e uma grande dor no coração hahahahahah.
      Abraços,
      Flávia.

      Excluir
  8. É bem chato quando essas pessoas "sem noção" pegam nossos livros emprestado e cuidam pior do que se fosse delas. Por isso não gosto de emprestar.
    Pouquíssimas pessoas eu confio meus livros lindos.
    Parabéns pelo post

    Um Beijo e "Até Segunda"

    https://atesegunda.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário Rafa hahahaha, sim, é muito chato, acho que o mínimo que a pessoa tem que fazer quando pega um livro emprestado, é se comprometer de que ele voltará do jeitinho que a pessoa entregou. E aliás, não só com livros, mas com qualquer coisa que se pegue emprestado ^-^
      Abraços, e até.
      Flávia.

      Excluir