22 de agosto de 2015

Como registrar seu livro na Biblioteca Nacional

Bom, resolvi fazer essa postagem porque muitos autores me vieram perguntar exatamente isso. Vou dizer passo à passo, o que você deve fazer para registrar o seu livro na Biblioteca Nacional para que você possa garantir os seus direitos. 

  • Embora eu não tenha achado nenhuma informação no site da BN para confirmar isso, você deve imprimir seu livro e não o encaderne;
  • Se quiser você pode diminuir a fonte da letra e o espaçamento entre palavras para que a impressão saia mais barato para você.  Se quiser também, pode ajustar a margem e o formato da página. (Fiz assim com os meus últimos dois registros e deu tudo certo);
  • Pague uma taxa de R$20,00, você vai encontrar o boleto no próprio site da biblioteca;
  • Faça uma cópia dos seguintes documentos: RG, CPF e mais o comprovante de pagamento. E junto com o livro impresso coloque num envelope. 
  • Além desses documentos no envelope, você deve preencher uma ficha com informações sobre o seu livro e enviá-la junto. 
  • Se você quer facilidade, envie pelo o correio para a sede da BN no Rio de Janeiro, ou se não, você pode procurar o escritório mais próximo de você. Eu, as vezes encaminho por correio ou vou até o escritório deles em SP.
Para mais informações, clique aqui e aqui para acessar o boleto e a ficha que você tem que preencher. 


Acho que é isso, é muito simples. Se alguém tiver alguma dúvida, é só deixar nos comentários, e se eu lembrar de algum detalhe, eu atualizo o post e aviso assim que fizer isso para não deixar ninguém perdido! 

Site da BN.



Comente pelo Facebook

2 comentários:

  1. Ótimo post, Flávia. Com certeza, vai ajudar bastante quem está pensando em publicar um livro e não sabe como fazer para registrá-lo!

    Abraços :3

    http://www.dicasdojess.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Jessé ><
      Hahahhaa
      Abraços :3
      Flavia.

      Excluir