21 de maio de 2016

Como fazer a capa do meu livro?

Olá leitores, depois de um tempo sem atualizar o site, vim aqui com um pequeno artigo sobre capas de livros!
Seja um livro postado no Wattpad, Clube dos Autores, Amazon e físico independente, o autor tem que tomar alguns cuidados na hora de elaborar a sua capa em relação com imagens. Há alguns bancos gratuitos de imagens que podem ser usados na hora de ir buscar a sua.  Os bancos gratuitos de imagens mais conhecidos são:

Não é recomendável que pegue qualquer imagem do google para fazer sua capa. Se o autor da imagem achar isso pode te render um processo e não seria algo barato.  Portanto, caso queira arriscar peça a permissão do autor da imagem antes por escrito cedendo os direitos. Assim você fica protegido.
Por exemplo, está capa do meu conto, eu contratei uma capista. Mas todas as imagens que ela usou na capa – tem umas 3 ou 4 – foram retiradas de site com direitos de imagens liberados, como os que recomendei logo em cima do post.

Sites como Wattpad e Amazon já vem com um catálogo de imagens para você elaborar a sua capa. O Wattpad tem um próprio aplicativo pra Android e pra Iphone chamado “covers”. Lá tem entre 5 a 10 imagens que você pode selecionar e montar sua própria capa já com o tamanho adequado para a plataforma. Já na Amazon, o esquema é parecido. Mas você faz sua capa na hora que for fazer o upload do seu livro lá.
No entanto, sites assim, nem sempre são as melhores opções para capa porque as imagens acabam sendo muito usadas e isso acaba deixando a capa do seu livro comum demais. E infelizmente, querendo ou não, o leitor na maioria das vezes, compra o livro pela capa.
E é por isso que você terá que pensar muito bem nas imagens na hora de elaborar a sua capa, se for publicar sem uma editora para te aconselhar em todas as etapas. Mas não é nada impossível e nem um bicho de sete cabeças. Trabalhe o tempo que for preciso até que a imagem fique boa. Melhor demorar para postar seu livro do que postá-lo com rapidez com uma capa ruim.
Bom, por hoje é só. A próxima postagem provavelmente será contando tudo sobre o show da Birdy que fui aqui em Londres no começo do mês de maio. <3

Comente pelo Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário